5 carros antigos e icônicos da Ford que vão te dar saudade do século XX

Quem visita qualquer portal de veículos sabe que, via de regra, quanto mais antigo é um carro, menos ele vale, seja por defasagem ou um maior custo de manutenção.

Acontece que toda a regra tem a sua exceção. Nesta caso, são os carros antigos que permanecem populares, e, consequentemente, são vistos como relíquias. A Ford foi a responsável por criar muitos destes automóveis, que deixaram saudades e são lembrados com carinho por gerações.

Pexels.com

História da Ford

A montadora Ford Motor Company foi fundada por Henry Ford em Dearborn, uma cidade no subúrbio de Detroit, no estado americano do Michigan, no ano de 1903. O primeiro automóvel criado pela marca foi o modelo A, que vendeu mais de 1700 unidades, um número bastante expressivo para a marca.

Henry Ford não é conhecido apenas pelos produtos revolucionários, mas, também, por criar o primeiro automóvel feito em linha de montagem, o Ford T. Este método de manufatura revolucionou o automobilismo, tornando os carros muito mais acessíveis.

Mesmo sendo estrangeira, a Ford é uma montadora que ocupa um lugar especial nas mentes de muitos brasileiros: foi a primeira a se estabelecer no país, em 1919. Logo no primeiro ano, ela vendeu mais de 2400 automóveis, e mais 4 mil no ano seguinte.

Alguns dos modelos lançados no século XX foram sucessos estrondosos em todo o mundo, inclusive por aqui. Eles são considerados itens de colecionador, e são comprados e vendidos por grandes somas de dinheiro.

Confira alguns dos veículos mais icônicos da trajetória da Ford:carros-antigos-ford-t

  1. Ford T

O Ford T é apontado por alguns especialistas como o automóvel mais importante da história. Lançado em 1908, na época ele se destacou por ser de fácil manuseio, manutenção simples e preço mais acessível: saía da fábrica por US$ 850.

Antes de ser produzido em série, o Ford T era disponível em várias cores. Depois da implementação deste método de fabricação, era feito apenas em preto, para reduzir os custos. Foi daí que surgiu a famosa frase "meu cliente escolher um carro qualquer cor, desde que seja preto".

O sucesso foi estrondoso: o modelo vendeu 15 milhões de unidades até sair de linha, em 1927.

Em breve mais histórias dos carros Ford.

Gostou? Compartilhe esse artigo e curta nossa Fanpage no Facebook.