Carro Pontiac GTO

O Pontiac GTO foi um carro fabricado pela montadora Pontiac (GM). O primeiro modelo desse carro antigo foi no ano de 1969 e se estendeu por mais de 40 anos de historia e trajetória.

Nessa época o Pontiac GTO foi o primeiro muscle car (carro musculoso).

E em 2010 foi anunciado o fim da história dos carros Pontiac colocando fim em uma bela trajetória de 83 anos de todos os Pontiacs no mercado automobilístico.

Conheça mais a historia da linha Pontiac.

Carro Pontiac GTO
Pontiac modelo GTO

O primeiro Pontiac foi fabricado em 1926 pela General Motors.

Nessa época o objetivo principal era de oferecer mais por menos e como seu lema era esse, a fábrica disponibilizou carros equipados com motores de 6 cilindros ao mesmo preço de modelos concorrentes menos potentes (4 cilindros).

O carro teve suas modificações e com o passar dos anos a Pontiac lançou o motor de 8 cilindros em linha.

Porque era mais baratos que os V8 de outras marcas, mas seu desempenho continuava sendo um pouco inferior.

Porém, o bom disso tudo era que as pessoas não tinham porque abrir mão de ter um carro grande e confortável como os V8 e se contentava com um 8 em linha da marca.

O carro começou a ser sucesso nos anos 40 pelo lema de oferecer mais por menos preço graças também ao desenvolvimento econômico.

Pois foi nessa época que estava surgindo jovens com poder aquisitivo e que eram o publico alvo da marca.

Em 1956 a Pontiac mudou radicalmente seus objetivos e começou a oferecer carros mais esportivos e equipados com o motor V8 (179 cavalos)

Isso tudo fez com que a linha Pontiac fosse ganhando seu espaço no mercado automobilístico, mas foi somente nos anos 60 que a marca teve seu maior êxito.

Carro Pontiac GTO
Pontiac modelo GT

Em 1964 a empresa teve seu ponto mais alto com o lançamento do Pontiac GTO, considerado o primeiro “muscle car” ("carros musculosos", com uma aparência agressiva e de grande potência).

Com o sucesso absoluto em 1967, fabricaram outro modelo que tornou a Pontiac entre as principais marcas de esportivos do mundo:

O Firebird, que é o ícone da montadora norte-americana.

Em 1973 devido a crise petroleira a Pontiac foi obrigada e fabricar modelos menores e mais econômicos.

Depois de quase 9 anos em 1982 a empresa voltou ao seguimento de carros esportivos.

Dois anos depois a empresa retorna a oferecer seus carros com o lema inicial “mais por menos”.

Enfim, o fim da produção da Pontiac se deve também pelo fato de que a marca nunca teve um identidade própria, já que seus carros eram uma derivação de outras marcas da General Motors.

Compartilhe esse artigo e curta nossa Fanpage no Facebook.