CNH – Carteira Nacional de Habilitação. Quando Renovar?

Hoje vou postar uma dúvida que eu tinha e passei dificuldade para encontrar. Quantos dias antes posso renovar minha Carteira Nacional de Habilitação?

Essa pergunta parece simples, mas muitos sites informam dias distintos até porque, o DETRAN de cada estado possui sua "própria" regulamentação.

E mesmo todos sendo supervisionados pelo DENATRAN, não há uma lei específica orientando que todos devem seguir a mesma regra.

Carteira Nacional de Habilitação

Para melhor entendimento, o DENATRAN é o órgão que fiscaliza se todas as normas de trânsito estão sendo efetuadas.

E determina aos "DETRAN"s" tudo o que deve ser feito e cumprido com relação ao sistema nacional de transito.

Sendo assim, é função do DENATRAN fornecer as regras para renovar Carteira Nacional de Habilitação, porém, cada DETRAN pode estipular seu prazo.

Com isso, encontrei dias distintos tais como: 30, 45, 60 e 90 dias.

No Rio de Janeiro, por exemplo, eu não conseguia tal informação, mas o site do DETRAN RJ melhorou muito e a informação agora é vista logo quando entramos na página.

Enfim, para o Rio de Janeiro consta no site que é permitido renovar a carteira de habilitação com 90 dias de antecedência.

Já no DETRAN PR  e DETRAN SP informa 30 dias (um mês) antes.

As documentações para renovação basicamente são as mesmas.

Para o Rio de Janeiro será necessário pagar o DUDA de renovação.

Importante, cada renovação pode ter um caso específico, então você deve sempre se informar no DETRAN de sua região.

Gostou? Compartilhe esse artigo e curta nossa Fanpage no Facebook ou entre em contato conosco caso queira acrescentar algo.

Assim, entretanto, então, mas, porém, contudo, entretanto, todavia, no entanto, a fim, portanto, certamente, além disso, ainda assim, conforme, ou, porque, que, acordo, primeiro