5 carros antigos e icônicos da Ford que vão te dar saudade do século XX – Parte 2

Ford 1949

O Ford 1949 é considerado até hoje um dos modelos mais revolucionários a ser lançados pela empresa. Este veículo foi o responsável por reerguer a companhia, que se encontrava em graves apuros financeiros depois que o herdeiro de Henry Ford e então presidente, Edsel Ford, faleceu, vítima de um câncer.

O projeto, o primeiro do pós-guerra, foi elaborado em tempo record para a época: apenas 24 meses. carros-antigos-blog-ford-1949

Seu design, assinado por George Walker, era simples, mas se tornou icônico devido à dianteira, que tinha o famoso "nariz bala", inspirado em uma turbina de avião.

Na parte mecânica, ele se destacou pela suspensão dianteira independente. No mais, tinha o lendário motor Ford V8, transmissão de 3 marchas e freios a tambor, com acionamento hidráulico.

Ford Galaxie 500

O Galaxie 500 é, até hoje, um dos carros mais populares que foram vendidos no Brasil. Lançado no Salão do Automóvel de São Paulo de 1966, roubou as atenções dos visitantes do evento.

Ele foi fabricado no país entre os anos 1967 e 1983 e era vendido como um sedã de luxo, conforme os padrões da época. Seu design, sóbrio e elegante, era composto integralmente por linhas retas.carros-antigos-blog-ford-galaxie

Além disso, o Galaxie 500 estabeleceu um novo padrão de conforto na indústria: tinha um generoso espaço interno, rodava de um modo mais "macio" e tinha um motor silencioso para os padrões da época - rodava com o Ford V8.

Outro fator de destaque foi o fato ter sido o primeiro carro do Brasil a contar com a direção hidráulica. Apesar de, atualmente, este ser um adicional relativamente comum, na época foi algo revolucionário. A condução era tão leve que dizia-se que era possível dirigi-lo "com um dedo".

Gostou? Compartilhe esse artigo e curta nossa Fanpage no Facebook