Ford 1949
O Ford 1949 é considerado até hoje um dos modelos mais revolucionários a ser lançados pela empresa. Este veículo foi o responsável por reerguer a companhia, que se encontrava em graves apuros financeiros depois que o herdeiro de Henry Ford e então presidente, Edsel Ford, faleceu, vítima de um câncer.
O projeto, o primeiro do pós-guerra, foi elaborado em tempo record para a época: apenas 24 meses.
Seu design, assinado por George Walker, era simples, mas se tornou icônico devido à dianteira, que tinha o famoso "nariz bala", inspirado em uma turbina de avião.
Na parte mecânica, ele se destacou pela suspensão dianteira independente. No mais, tinha o lendário motor Ford V8, transmissão de 3 marchas e freios a tambor, com acionamento hidráulico.
Ford Galaxie 500
Até hoje, muitos brasileiros consideram o Galaxie 500 um dos carros mais populares já vendidos no país. Lançado no Salão do Automóvel de São Paulo de 1966, roubou as atenções dos visitantes do evento.
A Ford fabricou o modelo no Brasil entre 1967 e 1983 e o vendeu como um sedã de luxo, seguindo os padrões da época. O design, sóbrio e elegante, trazia exclusivamente linhas retas.
Além disso, o Galaxie 500 estabeleceu um novo padrão de conforto na indústria: tinha um generoso espaço interno, rodava de um modo mais "macio" e tinha um motor silencioso para os padrões da época - rodava com o Ford V8.
Outro fator de destaque foi o fato ter sido o primeiro carro do Brasil a contar com a direção hidráulica. Apesar de, atualmente, este ser um adicional relativamente comum, na época foi algo revolucionário. A condução era tão leve que dizia-se que era possível dirigi-lo "com um dedo".
Gostou? Compartilhe esse artigo e curta nossa Fanpage no Facebook