Hoje li uma reportagem interessante sobre a importância dos pneus no site Consumidor Moderno.
Então, resolvi comentar escrevendo esse artigo, pois é importante tanto para os carros novos quanto para os antigos.
E certamente, para a segurança dos passageiros.
Exame periódico
A cada cinco mil quilômetros é recomendável inspecioná-lo salvo os casos onde ocorra algum imprevisto com os pneus antes.
Pneus de carga
No caso de pneus com câmara, a cada troca de pneus velhos por novos, deve-se também trocar a câmara e o protetor.
Pneus de passeio
É altamente recomendada a troca das válvulas a cada troca de pneus.
Pneus “carecas”
Quando atingem uma profundidade de sulco inferior (risco do pneu) a 1,6mm podem ser considerados praticamente “carecas” e têm sua segurança comprometida podendo ocorrer estouro, instabilidade do veículo, etc.
Calibragem
Cada veículo tem a sua indicação adequada, é necessário calibrar o pneu com as medições corretas periodicamente, pois quando incorreta, a pressão prejudica a dirigibilidade, causa desgaste irregular do pneu, diminui a vida útil, afeta o consumo de combustível, etc.
Pressão nos pneus
A pressão nos pneus possui relação direta com a carga. Logo, alguns fabricantes exibem a pressão máxima na lateral ou no manual do veículo com a calibragem correta de acordo com a carga e a posição em que é utilizado no veículo para obter melhor desempenho, maior quilometragem e um desgaste uniforme, pois a sobrecarga de 30% leva a uma perda média de 40% na vida útil e aumento no consumo de combustível.
Atenção ao estepe
O estepe deve ser o melhor pneu do veículo, então, deve-se sempre calibrar também o estepe, pois será ele que substituirá o danificado.
Alinhamento e balanceamento
O alinhamento e balanceamento exigem manutenções diferentes. Primeiramente, o alinhamento permite um desgaste regular dos pneus, garante à economia de combustível, melhor dirigibilidade e evita que o veículo desvie ou puxe para os lados.
Segundo, o balanceamento evita que o volante vibre ou que o veículo apresente barulhos em determinadas velocidades.
São serviços independentes e normalmente uma não afeta o outro. Recomendam-se estes serviços a cada 10.000 km juntamente com o rodízio de pneus. A suspensão do carro também pode afetar esses problemas.
Prazo de garantia
Pneus têm vida útil e prazo de garantia. Geralmente são cinco anos a partir da data de fabricação encontrada na lateral do pneu descrito “DOT xxxx xxxx (SSAA)”, sendo o SS o número da semana do ano em que foi fabricado e AA o ano.
O texto completo sobre a importância dos pneus poderá ser lido no link http://consumidormoderno.uol.com.br/na-pele-do-consumidor/aprenda-dez-dicas-para-uma-manutenc-o-de-pneus-eficiente
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