5 carros antigos e icônicos da Ford que vão te dar saudade do século XX – Parte 3 Ford LTD e Galaxie

O artigo dos 5 carros antigos e icônicos da Ford que vão te dar saudade do século XX chegou ao final com a parte 3 com o Ford LTD e Galaxie.

O Ford LTD foi uma evolução do Galaxie 500. Um pouco mais robusto, na época foi considerado um modelo intermediário entre ele e o Galaxie Landau.

Foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 1969, onde, assim como o antecessor, arrancou suspiros dos entusiastas do automobilismo.

Entretanto, sua fabricação começou no mesmo ano, e só foi encerrada em 1983.carros-antigos-blog-ford-ltd

Além disso, na época, as próprias campanhas o anunciavam como 'o carro menos vendido do Brasil', destacando sua exclusividade. Ainda assim, era mais acessível que os modelos análogos das montadoras concorrentes.

Seu interior fazia juz à proposta:

Era espaçoso e luxuoso, com bancos revestidos em cetim e detalhes internos em madeira jacarandá.

Ele também se destacou porque a Ford fabricou, pela primeira vez no Brasil, um carro com o câmbio automático Ford-o-matic

No quesito design, o Ford LTD ficou conhecido pelas rodas com calotas metálicas, apelidadas pelo público de "voadoras".

Ford Galaxie Landau

O Ford Galaxie Landau foi a evolução do LTD. Após seu lançamento, se tornou o modelo mais exclusivo da icônica família Galaxie.

Foi um dos modelos mais célebres da história do automobilismo brasileiro.

Serviu de papamóvel quando o pontífice João Paulo II visitou o Brasil, em 1980, e foi o carro oficial da Presidência da República até 1991.

Até hoje, o Landau é um dos carros mais admirados entre os colecionadores de automóveis antigos.

Na época de seu lançamento, foi um dos carros mais luxuosos e exclusivos a circular no Brasil.

carros-antigos-blog-ford-ltd

Contudo, ele se destacava dos antecessores devido ao design:

A traseira ficou menor e ganhou um adorno em formato de S;

Inspirado nas carruagens francesas de modelo Landau - que emprestaram o nome ao modelo.

Os consumidores passaram a reconhecer o modelo pelo teto de vinil e pela exclusividade da cor prata, que se tornaram sua marca registrada.

Por isso, um dos momentos mais marcantes de sua trajetória aconteceu quando, na época do choque do petróleo, a montadora passou a oferecer versões movidas a álcool.

E por fim, uma unidade foi até mesmo entregue ao presidente da época, General Figueiredo, de modo simbólico.