A história do carro Fusca

Quem não conhece o Fusca? Acho que todos, não é mesmo? Estamos falando de um carro com uma larga trajetória no mercado automobilístico de todo o mundo. Alguns adoram e outros odeiam, mas a verdade é que o Fusca é um carro legendário com muitas histórias para contar.

Hoje te convidamos conhecer um pouco mais sobre a historia do fusca, confira:

Um historia bastante complexa e considerada a mais longa da historia do automóvel. O projeto do carro fusca foi envolvido várias empresas e até mesmo o governo alemão na década de 1930.

carro Fusca
Volkswagen Fusca

O Fusca teve origem na Alemanha nazista de Adolf Hitler, com o proposito de que todos os alemães possuíssem um veículo que pudesse transportar quatro pessoas além da bagagem, e que tivesse uma velocidade contínua de até 100 quilômetros por hora. O fusca também deveria ser acessível a toda população. Era o início de um desenvolvimento social e industrial.

Na década de 1930 a Alemanha era um dos países com o pior índice de motorização da Europa, porque a maioria de suas fábricas era especializada em carro de luxo, totalmente montados a mão. Por serem carros fabricados a mão o valor era muito alto, por isso a ideia de construir um pequeno carro acessível a toda a população.  Foi daí que surgiu a Volks Wagen que significa “carro popular” para os alemães.

O governo alemão contratou o engenheiro Ferdinand Porsche e começou a desenvolver o projeto em 1930.

Mas foi apenas em 1935 que o carro ficou pronto. Os primeiro veículos foram feitos a mão e em 1938 foi aprovado à construção na fábrica Fallersleben (região do mar Báltico).

carro Fusca
Volkswagen Fusca ano 1965

O primeiro modelo do Fusca não tinha janelas e luzes traseiras, suas portas abriam ao contrário do modelo que conhecemos atualmente. Na segunda Guerra Mundial, em 1939 o fusca foi produzido como veículo militar e chegou a vender mais de 100 mil unidades.

Em 1944 no final da guerra, em 1944, a fábrica em Fallersleben teve parte de sua fábrica bombardeada e por isso o major inglês Ivan Hirst retomou a produção dos Fuscas, os primeiros do período pós-guerra. Com a credibilidade em baixa para os franceses, ingleses, soviéticos e norte-americanos o governo alemão retomou a fabricação do fusca com o nome de Heinz Nordhoff no comando.

Agora chamado Nordhoff o Fusca se tornou um automóvel com ares de grande produção. Em 1945 foram fabricados 25 mil unidades anuais. Em 1948, o primeiro modelo conversível.

carro Fusca
Volkswagen Fusca ano 1955

Após a guerra o Fusca contribuiu para o desenvolvimento econômico do país, e fazendo com que os alemães fossem os maiores exportadores de veículos da época.

Ao longo de muitos anos o Fusca foi exportado para varias partes do mundo e foram feitas varias adaptações e melhorias. No Brasil ele foi inaugurado apenas e 1953.

Assim, o Fusca também conhecido como Volkswagen Sedan, foi o carro mais vendido no mundo. O ultimo modelo de Fusca foi produzido no México em 2003.

Compartilhe esse artigo e curta nossa Fanpage no Facebook.

Assim, entretanto, então, mas, porém, contudo, entretanto, todavia, no entanto, a fim, portanto, certamente, além disso, ainda assim, conforme, ou, porque, que, acordo, primeiro, principalmente, por exemplo, por