A história do carro Simca Chambord pode ser resumida em uma só palavra: Sucesso.
O carro francês, projetado nos Estados Unidos e que fez sucesso no Brasil é um breve resumo da história desse poderoso carro.
Contudo, o carro Simca Chambord foi o primeiro carro de luxo produzido no Brasil.
Esse carro foi inspirado no Simca Vedette, porém, com um visual que imitava os carros norte-americanos da época.
Em especial, ao carro “rabo-de-peixe”, que por esse motivo foi apelidado de “Cadillac brasileiro”.
Em 1958 a Simca (Société Industrielle de Mécanique et de Carrosserie Automobile), se instalou em São Bernardo do Campo e começou a produzir seus modelo entre 1959 e 1967.
Na França em seu pais de origem, os carros foram produzidos entre 1958 e 1961, porém, não teve o mesmo sucesso que obteve no Brasil.
O Simca Chambord foi produzido com o motor de origem Ford e um propulsor V8 2.3 litros de 84 cv e torque máximo de 15,2 kgfm.
O carro teve desempenho insuficiente: ele acelerava de 0 a 100 km/h em 26 segundos e atingia máxima de 135 km/h.
Entretanto, no decorrer de sua historia o Simca Chambord foi sanando gradativamente os problemas de desempenho.
O Simca Chambord não demorou muito em se tornar o queridinho da época.
O carro trazia muitas novidades que ainda não eram comuns para a época, como: faróis de neblina, acendedor de cigarros, trava antifurto, porta-luvas entre outros.
Além de ser um carro muito espaçoso e que podia acomodar até 6 pessoas.
No ano de 1961 o Simca Chambord já estava totalmente adaptado ao mercado nacional e no decorrer dos anos foi ganhando um motor mais potente (90 cv), suspensão recalibrada, nova relação de marchas, ademais de um acabamento interno de melhor qualidade.
O carro foi ganhando novos modelos como o caso da versão luxuosa chamada Simca Présidence:
Como calotas raiadas, estepe atrás do porta-malas, cores exclusivas e bancos de couro, além do motor original atualizado para 100 cv de potência.
No ano de 1965 o motor foi trocado pelo poderoso V8 Tufão de 110 cv e no final de 1966 o motor V8 Emi-Sul de 140 cv, que trouxe um ótimo desempenho para o Simca.
O Simca Chambord ganhou mais fama quando foi usado pelo ator Carlos Miranda, que era um protagonista da popular série de TV “O Vigilante Rodoviário”.
Sua fabricação teve o encerramento de produção nos fins do ano de 66, já que foi substituto pelo lançamento do Esplanada.
No total foram produzidos quase 50 mil unidades e com a incorporação definitiva pela Chrysler em 1967, os modelos da Simca desapareceram do mercado.
Esse carro teve extrema importância no mercado automobilístico já que esse modelo foi lançado em um momento em que a indústria nacional estava dando os primeiros passos e foi o primeiro carro luxuoso disponível no Brasil.
Compartilhe esse artigo e curta nossa Fanpage no Facebook.
Assim, entretanto, então, mas, porém, contudo, entretanto, todavia, no entanto, a fim, portanto, certamente, além disso, ainda assim, conforme, ou, porque, que, acordo, primeiro