Carro Maserati, a beleza feita em história

Maserati é uma marca italiana fundada pelos cinco irmãos Maserati  no ano de 1914. Nesse ano os irmãos Maserati eram responsáveis pela criação de automóveis de competição para a marca Diatto.

Entretanto, quando a marca foi suspensa os irmãos Maserati viriam a proceder à criação do primeiro automóvel Maserati em 1926.

No ano de 1937 a Maserati foi vendida para a família Orsi em 1940, mesmo assim os irmãos Maserati continuaram como responsáveis pela construção dos automóveis. No ano de 1939 e 1940 os irmãos ganharam a competição de Indianapolis 500.

Carro Maserati
Maserati 5000 cor verde

A marca Maserati deixou de ser produzida no começo da segunda Guerra Mundial porque a fábrica estava produzindo componentes para a guerra, mas logo com o final da guerra os irmãos voltaram a se dedicar ao lançamento da serie A6.

Foi no ano de 1948 que os irmãos Maserati deixaram a empresa que levava seu sobrenome Maserati e criaram a construtora de carros OSCA.

A Maserati teve que prosseguir sua produção sem os irmãos fundadores. Com a forte concorrência da Ferrari e do carro Alfa Romeo no início dos anos 50 a Maserati começou a ficar com a vida mais complicada na competição automóvel. Desde então a Maserati  começou a concentrar-se mais em carros de estrada. Seu primeiro lançamento foi no ano de 1958 com o Maserati 3500 GT, em seguida lançaram o Maserati Sebring em 1962 e o Quattroporte em 1963. O Quattroporte  foi o primeiro automóvel de 4 portas da Maserati.

Carro Maserati
Maserati modelo A6

A Citroën se interessou pela Maserati em 1968 e comprou todos seus domínios. Nesse período começa os Maserati com toda a tecnologia que só a Citroen conhecia. Foi utilizado um motor  Maserati no Citroën SM.

Muitas fábricas sofreram com a crise petrolífera de 1973 e como todas a Maserati também sofreu com a baixa nas vendas. Diante do caos e com a formação do grupo PSA Peugeot Citroën a Maserati foi posta à venda, e foi comprada em 1975 pela empresa DeTomasso.

Em 1976 a Maserati lançou novos modelos. Na década de 80 foi lançando um novo carro Maserati que marcou na historia do automóvel.

Eram modelos mais baratos que os que os Maseratis estavam acostumados a fabricar, mas com a mesma atitude agressiva nas estradas.

O Maserati em 1993 volta a ser vendida e comprada pela FIAT. Quanto anos depois em 1997 a FIAT vendeu a metade da Maserati para a FERRARI. No ano de 199 o Maserati já era totalmente da Ferrari, tornando o Maserati sua marca registrada com muito luxo e glamour.

Foto do carro antigo Maserati Mexico
Maserati Mexico

Ainda em 1999 é lançado o Maserati  3200 GT que  possuía um motor com 3200 cc e 370 cv, capaz de alcançar os 100 km/h em menos de 5 segundos.

O Maserati teve sua 5ª geração do Maserati Quattroporte lançada com um motor V8 de 4200 cc. No ano de 2005 a Maserati voltou estar no controle da FIAT, por causa de um acordo feito entre a FIAT e General Motors.

Tudo indica que a Maserati voltou a dar lucro que a fábrica desde começo esperava desse super veiculo.

Compartilhe esse artigo e curta nossa Fanpage no Facebook.