Romi-Isetta: Primeiro Carro Nacional do Brasil

Lançado em 1956, o "Romi-Isetta" foi o pioneiro na fabricação de carros no Brasil, produzido pela Indústrias Romi S.A. Este veículo marcou significativamente a indústria automobilística brasileira.

Design Inovador e Funcionalidades:

O Romi-Isetta, uma versão licenciada do microcarro italiano BMW Isetta, apresentava um design único. Notavelmente, ele possuía uma porta frontal que se abria para frente, facilitando o acesso ao interior.

Essa característica distintiva, herdada do modelo italiano, definia a versão inicial, conhecida como "Romi-Isetta Standard", que era o único modelo disponível.

Desempenho e Conforto:

Compacto, o Romi-Isetta era ideal para as vias urbanas. Além disso, seu motor monocilíndrico de 300 cc estava localizado na traseira e refrigerado a ar.

Esse motor produzia cerca de 13 cavalos de potência, oferecendo um desempenho modesto, mas adequado para uso urbano.

O veículo acomodava duas pessoas em um espaço interno compacto. Contudo, apesar do tamanho reduzido, era confortável, com assentos estofados e proteção contra chuva e vento.

Sucesso Comercial e Legado Duradouro:

O Romi-Isetta foi um sucesso de vendas no Brasil, graças ao seu preço acessível e o baixo consumo de combustível. Foi produzido até 1961, com cerca de 3.000 unidades fabricadas.

Sua produção não só inaugurou a indústria automobilística brasileira, mas também pavimentou o caminho para o desenvolvimento de outros modelos nacionais.

Hoje, esse carro é reconhecido como um ícone da história automotiva do Brasil. Além disso, ele simboliza a inovação e o espírito pioneiro da nação.

Curta e siga nossos canais para mais histórias fascinantes de carros antigos e modernos. Entre em contato para mais informações. Obrigado por acompanhar!

x tiktok instagram pinterest