Obrigatoriedade do ABS nos carros

Apesar da obrigatoriedade do ABS nos carros, outros tipos de freios ainda estão presentes nos veículos e exigem cuidados de manutenção

Assim, os cuidados de manutenção permitem que os freios apresentem um bom funcionamento.

Certamente, independentemente do tipo de sistema que o veículo apresenta.

Mas muitos veículos em circulação pelo País possuem outros tipos de freios.

Ainda mais, que não o ABS, tendo em vista a obrigatoriedade recente do uso do sistema.

Obrigatoriedade do ABS nos carros

Segundo determinação do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), estabelecida na Resolução n° 380/2011, diz:

Todos os veículos saídos de fábrica, a partir do ano de 2014, devem possuir o sistema de freios ABS.

Com isso, a medida inclui tanto carros importados quanto de fabricação nacional.

Dessa forma, veículos com data de fabricação de 2014 ou anos posteriores devem vir equipados com esse tipo de sistema.

Além do sistema ABS, existem outros dois sistemas de frenagem veicular.

Na qual, são observados em muitos veículos com data de fabricação anterior a 2014.

Os outros dois tipos de freios são o freio a tambor e o freio a disco.

Primeiro, o freio a tambor é um sistema bastante antigo, caracterizado por ser hidráulico.

Quando o condutor pisa no pedal, o fluído de freio recebe pressão, que será transmitida às rodas para que o veículo reduza ou pare.

Esse tipo de freio recebe tal denominação por ser utilizado, no sistema, um tambor de ferro fundido.

O freio a disco funciona de maneira semelhante ao freio a tambor.

A sua diferenciação está na substituição do tambor pelo disco.

A fim de aumentar a eficiência do sistema de frenagem.

Entretanto, O funcionamento desse tipo de freio acontece pela transformação da energia cinética, gerada pela movimentação do veículo, em calor.

Consequentemente, resulta em atrito do disco com a roda, parando o veículo.

O freio ABS, sistema com tecnologia mais avançada, possui válvulas, sensores de velocidade, bomba e uma unidade controladora.

Assim, há o controle da rotatividade das rodas e, dessa forma, um ajuste de pressão em cada pneu.

Com os freios ABS, a frenagem acontece de forma mais controlada e, também, harmonizada.

Esse tipo de freio também garante que a roda não trave totalmente e perca a aderência com o solo.

Mesmo embora o pedal seja bastante pressionado pelo condutor.

Independentemente do tipo de freio presente no veículo, determinados cuidados são essenciais.

Acima de tudo, para impedir que o sistema pare de funcionar de forma repentina e coloque em risco a segurança no trânsito.

Para que os freios dos veículos apresentem bom funcionamento, é preciso ter cuidados como os listados abaixo.

No próximo artigo, informaremos os cuidados necessários para o bom funcionamento do freio e como utilizá-los corretamente.

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